Agregue qualidade a vida ao seu PET
Ter um bichinho de estimação é o sonho de muitas pessoas, porque esses animais conseguem trazer muita alegria para o dia a dia, independentemente da idade do dono. Mas, ser dono de um PET envolve muitas responsabilidades, que incluem garantir a saúde e bem-estar do seu animal.
No Brasil, a maioria dos PET são cachorros ou gatos e falaremos neste artigo, sobretudo, a respeito de alguns cuidados que você deve ter para garantir a saúde do seu cãozinho.
Veterinário: não pode se deixado de lado
O primeiro passo para quem deseja ter um PET é levá-lo ao veterinário, médico responsável pela saúde animal. Assim como uma criança vai ao pediatra e é acompanhada por esse profissional da saúde, os animais também precisam de atenção.
E esses cuidados começam desde cedo, com a vacinação do animal, prevenindo e evitando doenças que podem ser fatais e por meio do acompanhamento veterinário.
Esse profissional consegue realizar diversos exames, como o de coleta do hemograma, no caso do sangue, para identificar infecções, inflamações e até mesmo, a presença de parasitas.
Exames de fezes e de urina também podem ser solicitados como exames de rotina para esse cãozinho.
Além disso, à medida que esse animal vai envelhecendo, assim como nos humanos, é necessário ter alguns cuidados adicionais, realizar exames de rotina e procedimentos para identificar de forma precoce algumas doenças.
Por exemplo, alguns animais podem precisar de castração para evitar a possibilidade do surgimento de câncer no futuro, outros podem desenvolver alguns tumores sendo necessários procedimentos cirúrgicos.
Em alguns casos, o animal pode desenvolver um problema específico, necessitando de uma cirurgia de coluna veterinaria para não comprometer seus movimentos.
Isso demonstra que os animais para estar em dia com sua saúde precisam de atendimento e acompanhamento veterinário. Com isso, seu PET passará muito tempo com você e terá uma qualidade de vida como membro da sua família.
Vai trabalhar: deixe seu cão na creche
Um assunto bastante delicado quando falamos acerca do trabalho dos donos diz respeito ao animal passar o dia inteiro sozinho.
Muitos desses animais vivem em espaços pequenos como apartamentos e na maioria das vezes, precisam ficar sozinhos porque seus donos saem para trabalhar.
Diante disso, muitos animais podem desenvolver doenças físicas e até mesmo psicológicas, como é o caso da depressão.
Por isso, existe a creche caes que é destinada exatamente para resolver esse tipo de questão. A creche funciona como uma escolinha para o animal, onde o dono tem horário para deixar e retirar seu PET.
Lá, o animal pode realizar atividades como:
- Aprender alguns modos e ser adestrado;
- Praticar exercícios, como é o caso de correr e nadar;
- Ter alimentação em equilíbrio;
- Ter um convívio com outros animais.
E o que isso pode representar na vida do seu PET? Sem dúvidas, uma melhora em sua saúde mental e física. Mental pelo fato de não estar sozinho, ter contato com outros animais e ser cuidado.
E na parte física, existe o processo de ser adestrado e de realizar alguns exercícios físicos, respeitando o porte do cachorro e sua saúde.
Por isso, nunca mais deixe seu cão sozinho e busque por um hotelzinho para cachorro, onde ele possa ter essa atividade de creche.
No caso de viagens e períodos de afastamento, recomenda-se deixar seu cão em um hotelzinho, que também pode servir como um espaço de descanso e abrigo para o animal, com supervisão, alimentação correta, atividades e integração.
A hora do banho
Para finalizar as dicas sobre cuidados que você precisa ter com seu PET, é fundamental falarmos da importância de buscar um pet shop banho e tosa para o seu cachorro.
Para estar bem, os animais precisam de um banho e de uma tosa, tanto pelo calor, mas também para que os pelos cresçam fortes. Além disso, pode ser necessário pentear os pelos para que eles não embolem e o cachorro necessite de uma raspagem.
Em alguns momentos, é necessário realizar também a tosa higienica no cachorro, que geralmente remove alguns pelos da barriga, da região perianal e também do ânus do animal, facilitando a limpeza no momento de liberar urina ou fezes.
Para encontrar esse serviço de banho e tosa de cachorro é fundamental buscar por um petshop que conte com profissionais que sejam referência no mercado e que possuam boas instalações.
Sendo importante que o animal seja bem tratado nesse local para não gerar nenhum tipo de estresse.