Como cuidar do seu animal da melhor forma possível
Os animais já foram sagrados no antigo Egito, como gatos sendo endeusados pela sociedade da época. Na Índia as vacas são sagradas e recebem o tratamento também reverenciados a deuses em diferentes religiões.
De uma forma geral, os animais domésticos fazem parte da vida das pessoas e, nos dias atuais, a companhia de um cachorro ou um gato ajuda a curar o estresse e ter alguém para conversar, mesmo que a resposta sejam latidos e miados de carinho.
Para poder ter esse privilégio, os cuidadores de animais estão mais atentos aos serviços oferecidos pelo mercado e os empreendedores passaram a oferecer mais produtos, acompanhando o crescimento da demanda.
Alimentos apropriados para raças diversas, brinquedos, casinhas, coleiras e remédios são desenvolvidos para garantir o conforto e bem-estar dos animais, para que eles estejam sempre juntos na rotina de uma família.
Para garantir uma vida digna, é preciso um acompanhamento a profissionais constantemente.
Ambiente profissional e devidamente equipado
Assim como os humanos, os animais também precisam fazer uma checagem da saúde. Com o aumento de animais domésticos junto à população, empreendedores passaram a oferecer um novo modelo de negócio para os profissionais da área, criando a clínica veterinária popular, com atendimento exclusivo para animais domésticos.
Os preços praticados nestes estabelecimentos médicos voltados para o público animal são mais baixos, possibilitando o acesso de mais pessoas, principalmente, as que possuem menos recursos.
Para os bichinhos isso passou a ser muito bom, pois eles passaram a contar com mais locais de atendimento, com mão de obra especializada.
A tecnologia também chegou ao mundo animal, com equipamentos apropriados para a verificação e o diagnóstico de doenças com muito mais acerto.
No caso de necessidade de intervenção, os instrumentos cirúrgicos veterinários entram em ação pelas mãos habilidosas dos profissionais que atendem neste tipo de hospital, totalmente equipado.
Clínicas realizam serviços específicos
Para garantir a saúde do animal, alguns procedimentos devem ser realizados de maneira preventiva, logo nos primeiros meses de vida do cachorro ou do gato, que são os animais mais comuns dentro das residências por todo o país.
Um procedimento muito comum e que pode ser feito no centro de zoonoses municipal é a vacinacao antirrábica, oferecida anualmente pelo poder público, e a qualquer momento pelas clínicas veterinárias.
Para diminuir os animais em situação de rua, entidades protetoras atuam de forma voluntária, formalizando parcerias com profissionais e clínicas especializadas, para que as fêmeas não fiquem prenhas e tenham ninhadas sem os devidos cuidados veterinários.
Dessa forma, em formatos diferenciados, mas com o mesmo propósito, realizam eventos para castraçao de cachorro e gato de rua, além dos animais domésticos que já recebem os cuidados de tutores.
Problemas de saúde com tratamento especializado
Mesmo com todo o instinto animal, alguns sentidos precisam estar apurados para uma vida confortável e ativa. Dependendo da raça do cachorro ou gato, algumas doenças podem ser herdadas por causa da linhagem.
Outras podem aparecer com o avanço da idade ou por situações relacionadas à natureza, como picada de insetos e pragas, como pulgas e carrapatos.
De qualquer forma, a visão é um dos principais sentidos que são afetados com o passar do tempo, com os olhos sofrendo lacrimação incessante, podendo até mesmo surgir a catarata animal.
Para um tratamento adequado, a busca pelo veterinário oftalmologista tem crescido entre os cuidadores de animais, principalmente, de cachorros.
A cegueira é uma realidade no mundo animal e todos os procedimentos antecipados podem evitar ao máximo que os bichinhos percam a visão.
Ainda assim, já foram detectadas algumas doenças que podem ser tratadas de maneira preventiva, como:
- Conjuntivite alérgica;
- Má formação ocular;
- Manchas e pigmentos oculares;
- Glaucoma e catarata.
O médico veterinário está habilitado para identificar se há qualquer tipo de problema, mas o tratamento mais adequado será realizado com um especialista.
Caso seja preciso, há cirurgias que podem amenizar os problemas, mas diversas recomendações devem ser levadas em consideração.
Outros problemas de saúde podem ser identificados a partir da observação do comportamento do animal. Caso seja identificado falta de apetite ou cheiro diferente nas fezes ou urina, clínicas especializadas contam com raio x veterinário, aprofundando os exames e facilitando a identificação conforme os sintomas apresentados.
Os animais são amigos e companheiros e, por isso mesmo, precisam de todo o apoio e carinho quando estão precisando de ajuda.
A ajuda profissional é sempre necessária, mesmo que seja apenas para a aplicação das vacinas anuais, para evitar doenças já identificadas e que podem ser prejudiciais para a saúde se os cuidados não foram tomados de maneira preventiva.
Todas as formas possíveis de cuidado e proteção devem ser levadas em consideração, com alimentação adequada, espaço apropriado para atividades físicas e passeios no parque sempre são uma forma de retribuir todo o carinho que recebemos de forma altruísta.