Ração natural ou alimentação saudável, quais os benefícios de cada uma?
Atualmente, cada vez mais tutores se perguntam sobre qual é a melhor opção para o cão ou para o gato, se é a ração ou alimentação natural. Entretanto, existe um perigo em responder essa pergunta.
Então, é exatamente isso que queremos evitar neste artigo. Isso porque, tratar da saúde e do bem-estar do pet, é sempre muito perigoso, ou seja, um assunto que precisa de atenção e, claro, de cuidado.
Desse modo, se você seguir as recomendações de uma dieta natural para o seu pet, você garantirá o equilíbrio e o fornecimento dos nutrientes necessários para a vida dele. Porém, cumprir todos esses requisitos necessários não é tão fácil como parece.
Desde o início, gostaríamos de esclarecer que oferecer uma alimentação que seja natural para cães não será sinônimo de dar o resto de almoços ou de jantares para o seu pet, afinal, isso pode comprometer a saúde dele.
Afinal, os cães possuem diversas necessidades nutricionais diferentes das que os humanos apresentamos. Além disso, diversos ingredientes muito comuns dentro do preparo das nossas refeições são grandes venenos para os animais, por exemplo, chocolate, alho e cebola.
Além dessas dicas, indicamos que você faça alguns cursos online da área da nutrição, isso porque é uma área muito ligada ao tema do artigo. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
Primeiramente, entenda o que é alimentação natural
De forma geral, a alimentação natural será a substituição da ração por alimentos naturais. No entanto, a alimentação natural não é somente dar o mesmo alimento que você consome para o seu cachorro.
Isso porque, você precisa criar uma alimentação que atenda todas as necessidades do seu pet, bem como do organismo dele. Ou seja, prepare alimentos ricos em nutrientes, saudáveis e também balanceados.
Portanto, a alimentação natural ou caseira, vai exigir uma preparação especial do alimento para os pets. Os alimentos poderão ser servidos crus ou cozidos, desde que eles sigam os passos da preparação ideal de cada ingrediente.
A redução da ingestão de alimentos industrializados será muito benéfica para os animais. Entretanto, lembre-se do que já foi falado, não se esqueça de inserir os nutrientes e as fontes de vitaminas necessárias.
Para compreender melhor sobre a preparação dos alimentos alinhados ao conceito de alimentação natural para cães, você poderá acessar um bom curso online com certificado da área da alimentação natural para os pets.
Conheça quais as vantagens da alimentação natural
Pois bem, a alimentação do pet é diferente da nossa, por conta disso, existem alimentos que são tóxicos para os animais. Pensando em facilitar o entendimento sobre o assunto, listamos alguns desses itens:
- Abacate;
- Cebola;
- Alho;
- Sal;
- Café;
- Chás;
- Uva;
- Leite e derivados;
- Macadâmia;
- Doce e chocolate;
- Carne gorda;
- Caqui;
- Pêssego;
- Ameixa;
- Ovo.
Dessa forma, esses alimentos jamais devem estar dentro do cardápio do pet. Agora quando falamos na alimentação natural, é claro que ela vem acompanhada de diversos benefícios, principalmente quando evitamos os alimentos anteriores, entre eles estão:
- Melhora o sistema imunológico;
- Pelos mais macios e brilhantes;
- Mais energia;
- Eliminação de corantes e conservantes da alimentação;
- Fezes firmes e secas;
- Mais anos de vida;
- Diminuição da chance de obesidade;
Claro que muitos tutores ainda preferem apostar no uso das rações. Pensando em deixar tudo mais claro, listamos alguns dos prós e dos contras que são encontrados nesses alimentos. Continue a leitura!
Prós e contras da ração: conheça alguns
O principal benefício que podemos destacar de uma ração de boa qualidade é a garantia de que todos os nutrientes dos quais seu cachorro precisa, estarão na alimentação. Estará presente toda a quantidade e o equilíbrio, sem que você precise se preocupar com nada.
Indicamos que você sempre leia o rótulo da ração e busque compreender sempre o que você está servindo para a alimentação do seu pet.
E qual é o contra? A ração é um alimento industrializado, portanto tem diversos conservantes, transgênicos, misturas de ingredientes que muitas vezes não são de boa qualidade. Além desses pontos, diversas rações possuem corantes.
Inclusive, diversos nutricionistas dizem que é melhor para as pessoas terem uma alimentação que seja à base de produtos naturais, e por conta disso, também é melhor para o seu pet. Dessa forma, você vai evitar que ele tenha contato com substâncias ruins.
Como você já percebeu, escolher entre ração ou alimentação natural vai depender de diversos critérios, principalmente, do seu comprometimento em montar um cardápio que seja rico em nutrientes para o pet.
Quer preparar comida natural? Veja como!
É fundamental sempre que antes de montar um cardápio, você converse com um veterinário para fazer exames de saúde do seu pet. Com esses exames, o veterinário saberá tudo que ele precisa ingerir de nutrientes.
Desse modo, ele saberá moldar o cardápio ideal para o seu pet. Depois de conversar com o veterinário, indicamos que você estude sobre o assunto de alimentação. Diversos cursos online vão lhe ajudar a definir as melhores receitas.
Depois de ler sobre ração natural ou alimentação saudável, quais os benefícios de cada uma, você ficou com alguma dúvida? Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e nos mande os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.