Saiba quais são os principais itens para a clínica veterinária
Os animais de estimação são considerados membros da família e por isso recebem todos os cuidados necessários para a conservação da sua saúde e bem-estar.
Com isso o setor de atendimento às necessidades do animais tem se estendido e hoje é composto por consultórios, clínicas e hospitais veterinários, pet-shop, banho e tosa, creches e hotéis para que eles todas as demandas do setor sejam atendidas com qualidade e eficiência.
Dentro os estabelecimento, um dos mais necessário são aqueles destinados a saúde dos animais, compostos por profissionais qualificados eles são responsáveis pela verificação regular da saúde dos pets, bem como no diagnóstico e tratamento das doenças que eles possam desenvolver.
Com estruturas modernas e completas os espaços destinados ao atendimento veterinário são essenciais.
Para compreender quais são os serviços oferecidos bem como os equipamentos e procedimentos realizados por ele e levar o seu animal ao local mais indicado, abaixo há descrição dos principais serviços e equipamentos presentes nestes locais.
O que é uma clínica veterinária?
A clínica veterinária é um espaço destinado ao atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.
Seu horário de funcionamento pode ser apenas nos horários convencionais comerciais, ou nos horários estipulados pelo veterinário responsável pelo local.
Caso a clínica opte por oferecer os serviços de internação, o funcionamento da clínica deve ser de 24 horas, mesmo que o atendimento ao público não seja. O responsável pelo estabelecimento precisa ser obrigatoriamente um médico veterinário.
O que é um hospital veterinário?
O hospital veterinário oferece todos os serviços clínico e cirúrgicos, tendo como principal diferença a obrigatoriedade de atendimento ao público pelo período de 24 horas, assim são utilizados, principalmente, em situações de emergência canina, felina ou de qualquer outro animal de estimação.
Dessa forma é obrigatório também a presença de médicos veterinários plantonista para os atendimentos.
Os custos com atendimentos, procedimentos e remédios podem resultar em gastos muito altos que nem sempre podem ser arcados pelos donos.
Com o intuito de atender a essa demanda e a essa classe da sociedade há o veterinário popular, estabelecimentos que prestam todas as assistências necessárias a preços mais acessíveis, para que nenhum animal ou pet fique sem o devido tratamento.
Além desse método de atendimento há o veterinário gratuito que presta atendimento aos animais que não possuem nenhuma condição de pagar pelo atendimento e tratamento dos seus animais.
Esse atendimentos são bancados por organizações não governamentais que são mantidas por doações e outras instituições.
Ultrassom veterinária
Assim como os demais setores, a medicina veterinária também foi beneficiada com os avanços e desenvolvimentos da tecnologia que tornaram os processos mais práticos, seguros e simples de serem realizados.
Um dos benefícios foi a ultrassom veterinário com doppler, por meio da sua utilização é possível:
- Reduzir os procedimentos invasivos;
- Agilizar os exames;
- Diagnósticos precisos;
- Atendimento mais rápido.
Aplicados para examinar a circulação, o doppler se tornou um grande aliado para detectar e caracterizar os vasos sanguíneos no interior das lesões.
Sendo útil também para a avaliação da vascularização presente nos órgãos ou sistema arterial, pois oferece imagens dinâmicas em tempo real.
A sua aplicação é essencial em alguns cenários como:
- Avaliação reprodutiva;
- Diagnóstico e tratamento de doenças hepáticas;
- Avaliações cardiológicas;
- Acompanhamento gestacional;
- Oncologia veterinária.
Além da ultrassom há outros aparelhos que são utilizado pelos médicos veterinários, os instrumentos cirúrgicos veterinários mais utilizados são:
- Conjunto de bisturis;
- Pinças de tecido;
- Porta-agulhas;
- Tesouras;
- Afastadores;
- Fios de suturação.
Dessa forma o profissional veterinário consegue promover todos os processos de corte, prensa e abertura que são necessários para que as cirurgias ocorram da melhor forma possível, garantindo que todos os processos sejam realizados corretamente.
Além dos equipamentos e acessórios, a construção da clinica precisa atender a legislação vigente, fazendo com que sua estrutura atenda todas as demandas e exigência dos órgãos reguladores.
Principalmente, as clinicas SOS veterinaria que são voltadas ao atendimento emergencial dos animais, precisando ter todas as estruturas correta para que o atendimento não seja defasado ou ineficaz.
Essenciais a vida dos animais as clinicas e hospitais veterinários são construídas em todo o território nacional e seus veterinários podem ser os especializados no atendimento dos mais variados animais, entretanto todos eles são capacitados para o atendimento de todos os animais, verificando os sinais vitais e identificando os seus problemas e corretos tratamentos.